Recuperação, produção e restauro das partes eletroacústicas das obras mistas de Gilberto Mendes
Pesquisa de Iniciação Científica
Orientadora
Profª Drª Denise Hortência Lopes Garcia
Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC)
Instituto de Artes, Departamento de Música
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Resumo do projeto de pesquisa
Trata-se da pesquisa experimental de produção das partes para tape das obras mistas do compositor santista Gilberto Mendes e possível reconstrução de obras para tape perdidas. Essa pesquisa envolve o estudo de ferramentas computacionais (programas, ambientes de programação, e estudo das mídias), estudo de processos técnicos e composicionais adotados na época pelo compositor, estudo das partituras e realização prática das partes de tape (gravação, digitalização, tratamento de som, edição e montagem) e proposta de renovação das mídias utilizadas para a performance. Este projeto faz parte do projeto de pesquisa "Faces da música eletroacústica: o Grupo Música Nova e seu pioneirismo na utilização de recursos tecnológicos".
Apresentação
Os softwares e materiais escritos que você encontrará em nosso site são fruto das pesquisas “Faces da Música Eletroacústica Brasileira: o Grupo Música Nova e seu pioneirismo na utilização de recursos tecnológicos” e “Recuperação, produção e restauro das partes eletroacústicas das obras mistas de Gilberto Mendes”. Ambas as pesquisas foram desenvolvidas junto à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), contando com o apoio da Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Os materiais foram gentilmente hospedados pelo Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS-UNICAMP). Para fazer o download, clique na imagem ou no título da respectiva peça.
Programa em Max 7 para a composição em tempo real da fita magnética, com a produção de todos os áudios solicitados pelo compositor.
Programa em Max 8 para o controle de quatro gravadores, com a digitalização de todos os áudios indicados pelo compositor.
Apoio: